Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

CENTRALIDADE, MOBILIDADE E MONUMENTALIDADE: formas de ver, sentir e gerir a cidade

9 novembro das 09:00 às 12:00

Centralidade, mobilidade e monumentalidade: formas de ver e sentir a cidade. A relação entre centralidade, mobilidade e monumentalidade influenciou, historicamente, os modos de ver, sentir e, por consequência, gerir as cidades. Gerir a cidade é responder, em determinadas circunstâncias políticas e culturais, as demandas dos distintos grupos que constroem, cotidianamente, o espaço urbano. A história urbana ensina que os modos de circular, assim como a disposição diferencial dos serviços e dos monumentos em cada cidade, não são aleatórios, uma vez que representam formas de ver, sentir e, principalmente, gerir os conflitos próprios da produção do espaço urbano.

 

CONFERENCISTA

Tadeu Pereira Alencar Arrais

 

tadeu1

Possui graduação e mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás e doutorado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense e Pós-Doutorado na UFC (CE). É professor Associado da Universidade Federal de Goiás e integra o corpo docente do programa de pesquisa e pós-graduação em geografia (doutorado e mestrado). É Editor do Boletim Goiano de Geografia e integra o Conselho Editorial da revista Mercartor, da Revista da ANPEGE e do Boletim Campineiro de Geografia. Tem publicado regularmente artigos sobre a problemática urbana e regional em periódicos especializados na área de geografia, além de livros sobre geografia urbana e geografia de Goiás. É Coordenador da Rede Goiana de Pesquisa em Desenvolvimento Regional e Análise da Informação Geográfica. Atualmente desenvolve pesquisa financiada pelo CNPq e coordena pesquisa financiada pelo Edital Pró-Integração (CAPES e Ministério da Integração).

 

MEDIADOR

Ricardo Veiga

ricardo-veiga

 

Vice-Presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (CREA-GO). Engenheiro de Estruturas com experiência em edificações, obras de saneamento, industriais e de arte, além de recuperação e readequação de estruturas.

 

 

 

 

DEBATEDORES

 

Denis Biolkino Pereira

DenisBiolkino

 

Graduado em Engenharia Civil pela UFG e Direito pela UCG. Especialista em Transportes Urbano e Mestre em Transportes pela Universidade de Brasília – UNB. Doutorando em Geografia pela Universidade de Uberlândia – UFU. Professor convidado da UFG a mais de 20 anos no Curso de Pós graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho. Professor efetivo do Instituto Federal de Goiás na  área de Transportes no Curso Superior  de Engenharia de Transportes.

 

 

Hebert Batista Alves

Hebert Batista Alves - OAB

 

Advogado, Pós-Graduado em Direito e Processo do Trabalho ( Univ. Candido Mendes); Sócio-Fundador e Presidente da Organização Acessibilidade para Todos (OAT); Presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB-GO; Presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência no Estado de Goiás; Membro da Associação Goiana dos Advogados Trabalhista e do Instituto Goiano de Direito do Trabalho.

 

 

 

Maria Ester de Souza

Maria Ester de Souza

 

Arquiteta e Urbanista formada na UCG; Especialista em paisagismo e paisagem urbana pela Universidade Castelo Branco – RJ; Mestre em Geografia pelo IESA (UFG)  e doutoranda em Geografia pela mesma instituição; Possui escritório de arquitetura desde 1994 com projetos urbanísticos em andamento e leciona na PUC-GO; Atualmente é conselheira do CAU na gestão e representa a instituição no Compur e Codemetro.

 

 

 

 

Detalhes

Data:
9 novembro
Hora:
09:00 às 12:00
Website:
cidadesgo.com.br

Local

AUDITÓRIO DO CENTRO DE EXCELÊNCIA da Faculdade do Esporte – UEG
Av. Oeste, Nº 56-250, Setor Aeroporto
Goiânia, Goiás 74020-010 Brasil

Organizador

Paulo Souza – Coordenador Regional da ANTP Centro-Oeste
E-mail:
contato@cidadesgo.com.br