Apresentação

Desde as expressivas manifestações ocorridas no Brasil em 2013, um elemento essencial vem ganhando relevância nas análises de pesquisadores em desenvolvimento urbano: a dignidade das pessoas que habitam as cidades. O combate à desigualdade social e a ressignificação da política são elementos fundantes desse novo caminho.

Especialmente a partir da 5ª Conferência Nacional das Cidades sob o tema: “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana Já”, vivemos um drama. O paradigma que adotamos até aqui nos proporcionou um desenho que não avançou como políticas públicas inclusivas, colaborativas e empreendedoras do ponto de vista social e econômico. Nesse contexto, as cidades estão a exigir nova configuração.

Este “ciclo de debates por outra urbanidade” deseja ser um instrumento que proporcione parcerias na busca de interação, melhor efetividade das políticas públicas, identificação de conflitos e soluções compartilhadas; e ainda visa levantar sugestões a serem encaminhadas aos demais entes federados.

Justificativa

Faz-se urgente atuar em favor da melhor qualidade de vida para as populações de nossos municípios. Queremos cidades mais inclusivas, participativas e socialmente mais justas – um outro paradigma de desenvolvimento urbano. Significa que é premente a construção de outra urbanidade.

Mas, o que seria esta outra urbanidade? Um movimento permanente que abarque todos os aspectos da convivência humana em centros urbanos, a começar pela comunicação ativa e em rede, tendo como referencial a articulação dos bens e serviços públicos de suprimento de água, energia, saneamento, infraestrutura, transporte e demais políticas públicas municipais.

É isso que o projeto MOBILIDADE & DESENVOLVIMENTO URBANO visa: promover conhecimento, saber e qualidade de vida em Goiás, por meio de uma proposta ousada e integradora de esforços entre a sociedade civil e a política, resgatando o conceito de cidades para pessoas. É preciso reinventar o município e suas instituições locais com base no princípio sustentabilidade.

Objetivo Geral

Mobilizar e sensibilizar a sociedade goiana e aprofundar o debate técnico sobre a importância da mobilidade no planejamento urbano e na execução efetiva de políticas públicas integradas, sob o fomento da comunicação em rede.

Objetivos Específicos

CAPACITAÇÃO TÉCNICA

Um dos maiores desafios da gestão pública é a permanente e continuada formação dos dirigentes que exercem funções de comando e controle nos postos estratégicos de governança. Na questão da mobilidade urbana é mais preocupante ainda, visto que os municípios padecem de recursos financeiros, estrutura organizacional e políticas públicas para educação, prevenção e redução do atual quadro de morbimortalidade no trânsito no Estado de Goiás.

PÚBLICO ALVO

Este Ciclo de Debates: MOBILIDADE & DESENVOLVIMENTO URBANO será dirigido, especialmente, aos gestores públicos (das secretarias de trânsito, mobilidade, saúde, planejamento e afins), profissionais da área, estudantes, professores, profissionais da arquitetura e urbanismo, engenharia e colaboradores envolvidos nessa grave temática do Estado de Goiás.

resultados esperados

Esperamos que ao final desse projeto os gestores, secretários/as de trânsito, mobilidade, saúde, e planejamento dos municípios goianos; profissionais afins (arquitetos, urbanistas, professores, estudantes, lideranças comunitárias e empresariais), estejam mais sensíveis sobre a importância da mobilidade urbana no planejamento das cidades.

CONTATE-NOS

cidadesgo.com.br